sexta-feira, 4 de maio de 2012

Desportivo de Chaves na Europa - 25 Anos Depois, a Homenagem! (II)

Até há bem pouco tempo, cada vez que se abria um jornal, se existisse qualquer referência ao Desportivo, com certeza era por motivos negativos, o clube estava doente e não se sabia se não iria mesmo morrer.
Felizmente as coisas mudaram, a situação do clube encontra-se razoavelmente estabilizada e agora voltam as boas notícias. O clube, mérito para quem o dirige neste momento, soube homenagear os que levaram o clube para um patamar impensável para um clube transmontano na década de 80 do século passado.
Para quem não seja flaviense e não tenha visto aquelas equipas da última metade da década de 80 jogar de quinze em quinze dias, deve achar quase ridícula a declaração de Raul Águas na reportagem  d' "A Bola TV"  abaixo, em que ele diz que aquela equipa lutaria agora pelo 2º ou 3º lugar do campeonato. Devem achar que a adoração por um jogador como Radi por parte dos adeptos não faz muito sentido. Enganam-se! É evidente que há muita emoção e sentimentalismo entre elementos da equipa e adeptos quando se fala da ida à UEFA, mas aquela gente jogava mesmo muito há bola e depois tinham aquilo que se diz muitas vezes como sendo o segredo dos grandes sucessos, não era só um conjunto de grandes jogadores, eram jogadores que em conjunto faziam uma grande equipa!
Da minha parte fico feliz por saber que o Desportivo continua vivo, seja em que divisão for. Saber que aquelas camisolas azul-grená continuam por aí, seja no Jamor, seja em Mirandela, não sei explicar porquê,  é importante para mim...


Fica a reportagem d' "A Bola TV" sobre a homenagem do Grupo Desportivo de Chaves aos jogadores, treinadores e restantes elementos dos plantéis das épocas 86/87 e 87/88, no dia 01 de Maio de 2012.

Presentes na homenagem:
Raul Águas, Padrão, Davide, Radi, Gilberto, Cerqueira, Dr. Romero, Ferreira da Costa, Jorge Silva, Jorginho, Rogério, Dr. Montes, Slavkov, Adelino Ribeiro, Abreu, Beto, Luis Saura, Prof. Simões (representado pela viúva)





Vídeos de Radi no mundial do México 86:
http://www.youtube.com/playlist?list=PL281FABDA37A1D64E&feature=mh_lolz

Vídeos com resumos de vários jogos do Desportivo nos anos 80:
http://www.youtube.com/playlist?list=PL92A1D5861ED75AEB&feature=mh_lolz

2 comentários:

  1. Dani Diaz, Tonino e Miner, lembro-me destes, mas foi depois dos 87. Algures pelos anos 90, lembro-me do Sporting jogar contra eles e de um jogo polémico onde faltou a luz. Tenho quase a certeza que foi em Chaves. Se não estou em erro: o Sporting teve de lá voltar para jogar 3 ou 4 minutos que ficaram a falar com o apagão, e lembro também de nesses 3 ou 4 minutos o Carlos Xavier quase fazer golo a partir de um livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo MM,

      Sim, esses jogadores já são da fase "espanhola" dos anos 90.
      Quanto ao jogo que fala, foi mesmo em Chaves e eu até estive lá!
      Aqui está o video dos 2 min.:

      http://youtu.be/cTDnesBQT-U

      Eliminar