terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O Campo"













FIFA, Leis do Jogo

Lei 1: O Terreno de Jogo
Superfície do Jogo
Os jogos podem jogar-se em superfícies naturais ou artificiais, de acordo com o regulamento da competição.

Dimensões
O terreno de jogo deve ser rectangular. O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de baliza.
Comprimento: mínimo 90 m, máximo 120 m
Largura: mínimo 45 m, máximo 90 m


Marcação do terreno
O terreno de jogo deve ser marcado com linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam.
As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de baliza.
Todas as linhas têm uma largura máxima de 12 cm.
O terreno de jogo é dividido em duas metades pela linha de meio campo.
O ponto central é marcado ao meio da linha de meio campo, à volta do qual é traçado um círculo de 9,15 m de raio.

Área de grande penalidade
Em cada topo do terreno é marcada uma área de grande penalidade, da seguinte maneira:
São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5 m do interior de cada posta da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de baliza. O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de baliza chama-se área de grande penalidade.
Em cada área de grande penalidade é feita uma marca para o pontapé de grande penalidade a 11 m do meio da linha que une os dois postes da baliza e equidistante desses postes.
No exterior de cada área de grande penalidade é traçado um arco de círculo de 9,15 m de raio, tendo por centro a marca de grande penalidade.

As balizas
As balizas são colocadas no centro de cada linha de baliza. Elas são constituídas por dois postes verticais colocados a igual distância das bandeiras de canto unidos ao alto por uma barra transversal.
A distância entre os dois postes é de 7,32 m e o bordo inferior da barra transversal situa-se a 2,44 m do solo.
Os dois postes e a barra devem ter a mesma largura e espessura, que não devem exceder 12 cm.
A linha de baliza deve ter a mesma largura que os postes e a barra transversal. Poderão ser aplicadas redes às balizas e ao solo por trás da baliza, com a condição de serem convenientemente colocadas de maneira a não prejudicar o guarda- redes.
Os postes da baliza e a barra transversal devem ser de cor branca.


A Lei 1 da FIFA, parcialmente descrita acima, constitui o epílogo do livro "O Campo" do artista alemão Joachim Schmid. Mas é  precisamente uma série de fotografias de campos de futebol no Brasil que não cumprem estas regras que constituem o livro. As imagem foram recolhidas via satélite pelo Google Earth de onde foram retiradas do pelo autor.

No seu Blog, Joachim Schmid descreve assim a obra de que é autor:
"O Campo é uma compilação fotográfica de campos de futebol em cidades brasileiras. As imagens foram tiradas via satélite e mostram as mais estranhas formas de campos de futebol que parecem ser construídos em qualquer lugar possível - o desejo de jogar claramente ultrapassou e ignorou as limitações da topografia natural e as leis de jogo da FIFA. De acordo com as regras e regulamentos oficiais não seria permitido jogar futebol em nenhum destes campos. Contudo, a carreira de muitos dos melhores jogadores de futebol do mundo começou nestes mesmos campos, apesar dos seus ângulos irregulares, proporções estranhas e linhas e marcações de campo disformes. Estudando o contexto "arquitectural" destes campos temos uma ideia acerca do contexto social de onde vieram esses jogadores". (texto de Joachim Schmid, traduzido por mim)
"O Campo, or in its translation The Field, is a series of photographs of football fields in Brazilian cities. The images were taken via satellite and they show the rather oddly shaped football pitches that seem to be built wherever possible – the desire for playing the game has clearly surpassed and ignored the limitations of natural topography and FIFA’s laws of the game. According to the official rules and regulations you would not be allowed to play football on any of these fields. However, the careers of many of the world’s best football players began on these very same fields despite their askew angles, odd proportions, mis-shapen border lines and pitch markings. Studying the architectual contexts of these fields we get an idea about the social context where these players come from". (texto de Joachim Schmid, original em inglês)
Estas são as imagens:










"Os Meus Campos"

Ao ver ver estas imagens, foi-me impossível resistir a pesquisar no Google Earth "Os Meus Campos", os campos onde eu joguei futebol. Os campos "a sério" de futebol de 11, de 7 ou de 5 e os outros, os descampados, as estradas, os jardins, ou o recreio onde jogávamos com bolas de ténis e as balizas eram os bancos. Fiquei feliz por perceber que, pelo menos os que me lembrei de pesquisar, ainda existem todos e algumas manchas verdes até mostram que alguns passaram de "pelados" a "sintéticos"! Infelizmente a "visão" do Google Earth não é a ideal para retirar boas fotografias dos sítios mais "alternativos" onde joguei.
Ainda assim, deixo aqui  imagens de dois dos "meus campos" que me trazem grandes recordações (mas essas, são outras histórias!)



Quem adivinhar onde são estes "meus campos" tem direito a prémio!
Além disso, desafio quem visita o blog a enviar imagens dos "seus campos", que terei todo o gosto em publicar.




Sem comentários:

Enviar um comentário