quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

À Noite Logo se Vê...

Quantas vezes terei pensado ou dito, no Topo Norte do Municipal, durante um jogo, depois de um fora-de-jogo duvidoso, um penalty não assinalado ou um golo anulado, a frase: "à noite logo se vê, no Domingo Desportivo".
A ironia é que o apresentador do Domingo Desportivo que melhor me recordo (ou talvez de uma das suas reencarnações com outro nome), Mário Zambujal, escreveu em 1986 um livro chamado precisamente "À Noite Logo se Vê". Não sei bem por que me ficou ele mais "gravado" na memória do que outros, talvez por ser aquele que seria menos provável a apresentá-lo, porque outros que por lá passaram, como Ribeiro Cristóvão, Gabriel Alves, Cecília Carmo ou Rui Tovar, os vi apresentar tantas outras coisas depois, que não ficaram apenas associados a este programa.
Penso que o sucesso do programa tinha a ver com a sua simplicidade, pouca "conversa", apenas uma ou outra entrevista, e depois os muito esperados resumos e "casos" da jornada da 1ª Divisão, das ligas estrangeiras (de que outra maneira podiam os portugueses ver os golos do Futre?, bem... havia aqueles que tinham a tv espanhola, mas essa, é outra história!) e até das modalidades, para além da lendária secção "golo da jornada". Haverá uma geração de portugueses, pelo menos, que deve muito do seu gosto pelo futebol, e pelo desporto em geral, a este programa.
Recordo-me de ficar acordado até muito tarde! Quer o jogo do Desportivo fosse fora, ou em casa e eu o tivesse visto no estádio, lá ficava eu ansiosamente à espera que o programa começasse para ver o resuminho do jogo!
Quando o jogo era fora, ouvia o relato na Rádio Larouco, mas depois era obrigatório ver o resumo para saber se os golos tinham sido como eu imaginava ou mesmo confirmar se o árbitro se tinha mesmo "esquecido" de marcar aquele penalty sobre o Radi, no empate no Estádio da Luz, como o relatador tinha dito!


O problema era quando os jogos eram em Chaves! Começava o Domingo Desportivo, davam os resumos de todos os jogos da 1ª Divisão, e no fim lá vinha o apresentador dizer qualquer coisa como:

- Estimados telespectadores, devido a um atraso na chegada da nossa equipa de reportagem aos estúdios do Porto, ainda não nos é possível transmitir o resumo do jogo do Grupo Desportivo de Chaves com o Estrela da Amadora. Transmitiremos o mesmo logo que possível.

O programa continuava, davam as ligas estrangeiras, as modalidades, o golo da jornada, eu com os olhos quase a fecharem-se, e quantas vezes, com o programa mesmo a acabar o Ribeiro Cristovão, ou outro apresentador, me "cortava" o coração enquanto dizia:

-Caros telespectadores, não nos foi possível editar o resumo do jogo Grupo Desportivo de Chaves com o Estrela da Amadora a tempo de ser retransmitido neste programa. O mesmo será transmitido em posteriores serviços informativos da RTP.

(estou a escrever os diálogos de "memória", mas penso que não "fugiam" muito a isto!)

O que ele queria dizer, era que naqueles tempos, as "voltinhas do Marão" faziam com que Chaves ficasse muito longe e que eu tinha de esperar até segunda-feira à hora do almoço para ver no "Jornal da Tarde" o passe do Jorginho para o golo do Slavkov, os dois golos do Celso Maciel e perceber melhor o porquê de o Padrão ter "levado" amarelo! Mas valia a pena, eu tinha visto o jogo ao vivo, mas ver as bancadas cheias de gente no nosso estádio, as nossas bandeiras e principalmente o nosso emblema nas camisolas Azul-Grená a "dar" na televisão faziam-me sentir um orgulho muito difícil de explicar!

Nesses Domingos de há muitos anos, eu não me cansei de dizer.....À Noite Logo se Vê....no Domingo Desportivo!!


(imagem: )

2 comentários:

  1. Também me lembro disso. Quantas vezes não aconteceu os resumos serem dados no Telejornal do do dia seguinte... Mas eram bons velhos tempos! Saudações Flavienses!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.Boas memorias.
    Mário Zambujal, sempre foi e será o melhor apresentador desse e de outros programas, porque apresentava sempre aquele sorriso de miúdo malandro, que gozava a vida na sua plenitude.
    Passei algum tempo em Chaves por afazeres profissionais.
    Os flavienses, são gente boa, simpática e acolhedora, e só nos deixaram boas recordações.
    Boa comida e locais aprazíveis para se visitar, e desfrutar.
    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar