quinta-feira, 22 de março de 2012

Sonho de Uma Noite de Verão (Maradona em Alvalade)

14 de Setembro de 1989 - Foi este o dia em que o fabuloso pé esquerdo de "El Pibe" pisou o "velhinho" José  Alvalade e saiu do relvado com a camisola com listas verdes vestida!
Jogava-se a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA da época 89/90 e o Nápoles  era o "dono da Taça" depois de vencer o Estugarda na final e de ter vencido equipas como o Bordéus, Juventus e Bayern Munique até lá chegar. 
Como quase sempre, havia polémica em volta do craque. Naquele inicio de época o motivo foi o jogador ter ficado "retido" no país do Tango e as férias terem durado mais tempo do que o previsto. Já se falava até numa possível saída para o Tottenham.
Como não podia deixar de ser, a chegada do Campeão do Mundo à Portela foi uma loucura e mais uma oportunidade de ver uma "jogada" ao melhor estilo do então Presidente do Sporting, Sousa Cintra, que foi esperar o Argentino ao aeroporto (como se ele soubesse que era aquele personagem!). Reparem na felicidade quase infantil do senhor ao lado de um Maradona que tinha chegado à tão pouco tempo de férias que ainda trazia a camisa "havaiana".


Com o Presidente da República, Mário Soares, e o Primeiro Ministro, Cavaco Silva, na Tribuna (Será que até eles queriam ser o Maradona?), este jogo foi tudo menos normal.
Completamente fora de forma, Maradona iniciou o jogo sentado no banco! Entrou apenas aos 69 minutos com o "16" nas costas e para o lugar do "10" daquele dia, um tal de Massimo Mauro.
Vale a pena ver a reportagem de Manolo Bello do "antes, durante e depois" do jogo (tão diferente das de  hoje, não é?) e em que se faziam entrevistas em qualquer altura do jogo e a qualquer interveniente, não foram sequer esquecidas as Cheerleaders e até a um Jorge Coroado com "funções administrativas"!



Mas a grande questão que "surge" ao ver a foto do dono da "mano de Dios" equipado à Sporting é obviamente:
Quem foi o sortudo que ficou com a mágica azzurra, neste caso "16", da S.S.C. Napoli?
A resposta é: Carlos Xavier.
Muito bem entregue, digo eu, porque também ele era um grande criativo, apesar de o terem absurdamente encostado muitas vezes na lateral-direita. Mas ele era tão bom que até ai se saía bem!
Ah! é verdade, o jogo acabou zero-zero. Na 2ª mão também. Foi a penaltis e aí o Sporting foi eliminado. Mas o inesquecível Tomislav Ivkovic defendeu o penalti do Maradona e ai nasceu uma grande rivalidade que acabaria com outro penalti defendido num Jugoslávia-Argentina do Mundial de Itália 90 (mas essa, é outra história!).

O que eu sei é que naquele 14 de Setembro de 1989.... Eu Queria ser o Carlos Xavier e ficar com a "16" do Maradona!!




Números e protagonistas:

Quinta-feira, 14 de Setembro de 1989. 1ª mão. Estádio José Alvalade
Sporting Clube Portugal 0-0 Società Sportiva Calcio Napoli

Sporting Clube Portugal
Tomislav Ivkovic, João Luís, Venâncio, Luisinho, Leal, Carlos Manuel, Valtinho, Douglas, Carlos Xavier, Marlon, P. Cascavel.
Treinador: Manuel José



Quarta-feira, 27 de Setembro de 1989. 2ª mão. Estádio San Paolo
Società Sportiva Calcio Napoli 0-0 a.p. (4:3 g.p.) Sporting Clube Portugal  

Società Sportiva Calcio Napoli
Giuliani, Ciro Ferrara, Francini, Massimo Crippa, Alemão, Marco Baroni, Luca Fusi, De Napoli, Careca, MARADONA, Andrea Carnevale.
Supelentes: Di Fusco, Bioliardi Corradini, Massimo Mauro, Gianfranco Zola
Treinador: Alberto Bigon

Sporting Clube Portugal
Tomislav Ivkovic, Oceano, Leal, Venâncio, Luisinho, Carlos Manuel, Valtinho, Douglas, Lima, Marlon, Fernando Gomes
Supelentes: Sergio, Miguel, Ali Hassan, Paulinho Cascavel, Carlos Xavier
Treinador: Manuel José

O "filme" dos Penaltis:

Massimo Crippa - guarda-redes defendeu

Luisinho -  guarda-redes defendeu

Careca-Golo

Douglas-Golo

Massimo Mauro - Golo

Marlon - acerta no poste

Marco Baroni - Golo

Paulinho Cascavel - Golo

DIEGO ARMANDO MARADONA - IVKOVIC defendeu

Carlos Manuel - Golo

Ciro Ferrara - Golo

Fernando Gomes - acerta na barra
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais vídeos sobre esta eliminatória em:
youtube - Canal EQSM


(vídeos do post: http://www.sporting.footballhome.net/)
(foto Maradona a "preto e branco": http://sportingnamente.blogspot.pt)

2 comentários:

  1. De facto, é uma grande reportagem de Manolo Bello (é assim o nome)... quase que ia apanhando a bailarina em topless! ;)
    Esta proximidade com os intervenientes do jogo seria impensável no mundo controlado de hoje... Salve-se a nostalgia. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande lapso....Obrigado pela correcção! Ainda por cima Manolo Bello é de origem galega, meu vizinho portanto :)
      Abraço.

      Eliminar